Programa ACT com casais: Repercussões na dinâmica familiar

Autores

  • Milena Carolina Fiorini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Duarte de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisangela Böing Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Coparentalidade, Relações familiares, Treinamento de pais, Psicologia da criança, Programa ACT

Resumo

Este estudo qualitativo buscou compreender as repercussões de um treinamento parental (Programa ACT) na parentalidade, coparentalidade, conjugalidade e no comportamento infantil. O Programa tem como foco a melhoria das práticas educativas dos pais e a sigla ACT significa ação, devido ao caráter dinâmico da intervenção, que abrange orientações, atividades e discussões em grupo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com três casais heteroafetivos que participaram da intervenção e foram submetidos à análise categorial temática. Os resultados indicaram melhoria na parentalidade e redução de problemas de comportamento dos filhos. A participação de ambos os pais promoveu repercussões favoráveis não apenas na coparentalidade e na conjugalidade, mas na dinâmica familiar como um todo. Este estudo sugere que a participação de duplas coparentais em programas de treinamento tende a potencializar a aplicação do conhecimento, beneficiando o desenvolvimento da criança.

Biografia do Autor

Milena Carolina Fiorini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Carolina Duarte de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Elisangela Böing, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Aparecida Crepaldi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Fiorini, M. C., Vieira, M. L., Souza, C. D. de, Böing, E., & Crepaldi, M. A. (2023). Programa ACT com casais: Repercussões na dinâmica familiar. Revista Da SPAGESP, 23(2), 37–54. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/9

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa