Intervenção em práticas educativas positivas com educadores sociais: Avaliação do processo de implementação

Autores

  • Bruna Wendt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Débora Dalbosco Dell’Aglio Universidade La Salle

Palavras-chave:

Acolhimento institucional, Educador social, Intervenção, Avaliação

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar a avaliação do processo de implementação do Programa Cuida, o qual buscou oferecer mecanismos de apoio para ampliar as habilidades educativas positivas de educadores sociais de instituições de acolhimento. Participaram do estudo 47 educadores sociais (M=44,28 anos; DP=9,34) do sul do Brasil. Foram utilizados como instrumentos a ficha de avaliação do desempenho do moderador, a ficha de avaliação de satisfação dos participantes e o diário de campo do moderador. Os dados foram analisados a partir de análises estatísticas descritivas e da triangulação de dados. A maioria dos educadores sociais se mostrou satisfeito/muito satisfeito com os conteúdos abordados e as aprendizagens da intervenção, bem como com o moderador do programa. As repercussões da intervenção se mostraram mais relacionadas às estratégias de comunicação e de resolução de conflitos, qualificando, sobretudo, o relacionamento entre colegas. Ao final, são apontadas limitações do estudo e sugestões para estudos futuros.

Biografia do Autor

Bruna Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2021/2016). Graduada em Psicologia pela Universidade Univates (2012) com ênfase em Clínica Ampliada. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA-UFRGS). Tem experiência como psicóloga nas redes municipais de saúde e assistência social. Atualmente é psicóloga clínica, pesquisa o tema do acolhimento institucional, práticas educativas e infância e adolescência em vulnerabilidade social e é professora do curso de Psicologia na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo/RS - IENH.

Débora Dalbosco Dell’Aglio, Universidade La Salle

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Profa. Aposentada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, foi orientadora de mestrado e doutorado e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Adolescência (NEPA/UFRGS). Atuou como professora pesquisadora do PPG Educação Unilasalle, no período de 2017 a 2023. Professora visitante na Universidade de Coimbra, Portugal, no período de setembro/2019 a janeiro/2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFRGS no período 2008-2010, editora associada na área de desenvolvimento na Revista Psicologia Reflexão e Crítica/Psychology no período 2011-2013 e Editora Geral no período 2013-2015. Pesquisadora CNPq no período de 2003 a 2023. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescentes, institucionalização, abuso sexual, rede de apoio, resiliência, violência, desenvolvimento em situação de risco pessoal e social, politicas públicas de proteção à infância e adolescência, e na área de Educação, com os temas inclusão, bullying, violência escolar, e formação de professores.

Referências

Alvarenga, P. & Piccinini, C. (2007). O impacto do temperamento infantil, da responsividade e das práticas educativas maternas nos problemas de externalização e na competência social da criança. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(2), 314-323. https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000200018

Barbosa, L. M., & Murta, S. G. (2019). Social validity of a contextual behavioral science-based intervention for retirement education. Psicologia: Reflexão e Crítica, 32, 24. https://doi.org/10.1186/s41155-019-0137-0

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo (3ª ed). Edições 70. (Original publicado em 1977)

Barros, N. S. & Naiff, L. A. M. (2015). Capacitação para educadores de abrigo de crianças e adolescentes: Identificando representações sociais. Estudos e Pesquisa em Psicologia, 15(1), 240-259. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v15n1/v15n1a14.pdf

Beck, J. (2014). Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e prática. Artmed.

Berkel, C., Mauricio, A. M., Schoenfelder, E., & Sandler, I. N. (2011). Putting the pieces together: An integrated model of program implementation. Prevention Science, 12, 23-33. https://doi.org/10.1007/s11121-010-0186-1

Bersch, A. A. S. (2017). Resiliência profissional e a educação ambiental: Promoção de ambientes de desenvolvimento em instituição de acolhimento [Tese de Doutorado]. Universidade Federal do Rio Grande.

Bolsoni-Silva, A. T. & Borelli, L. M. (2012). Treinamento de habilidades sociais educativas parentais: Comparação de procedimentos a partir do tempo de intervenção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 12(1), 36-58. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8303

Brasil. (1990). Estatuto da criança e do adolescente. Diário Oficial da União. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l8069.htm

Chen, Y., Haines, J., Charlton, B. M, & VanderWeele, T. J. (2019). Positive parenting improves multiple aspects of health and well-being in young adulthood. Nature Human Behaviour, 3(7), 684-691. https://doi.org/10.1038/s41562-019-0602-x

Conselho Nacional de Saúde (2016). Resolução nº 510/2016. Dispõe sobre a pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Ministério da Saúde. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Council of Europe. (2006). Recommendation Rec(2006)19 of The Committee of Ministers to Member States on Policy to Support Positive Parenting. https://search.coe.int/cm/Pages/result_details.aspx?ObjectID=09000016805d6dda.

Czerka, E. & Mechlińska-Pauli, M. (2009). Teaching and learning in different cultures: An adult education perspective. Gdańsk Higher School of Humanities Press.

Damásio, B. F., Habigzang, L. F., Freitas, C. P. P., & Koller, S. H. (2014). Avaliação de processo de uma tecnologia social de capacitação profissional para psicólogos que atendem casos de violência sexual. Contextos Clínicos, 7(2), 207-219. https://doi.org/10.4013/ctc.2014.72.08

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (1996). Habilidades sociais: Uma área em desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 9(2), 233-255.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Vozes.

Durgante, H. (2019). Desenvolvimento, implementação e avaliação do Programa Vem Ser: Programa de psicologia positiva para a promoção de saúde de aposentados [Tese de Doutorado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Durgante, H. & Dell’Aglio, D. D. (2019). Multicomponent positive psychology intervention for health promotion of Brazilian retirees: A quasi-experimental study. Psicologia: Reflexão e Crítica, 32(6), 1-14. https://doi.org/10.1186/s41155-019-0119-2

Durlak, J. A. & DuPree, E. P. (2008). Implementation matters: A review of research on the influence of implementation on program outcomes and the factors affecting implementation. American Journal of Community Psychology, 41, 327-350. https://doi.org/10.1007/s10464-008-9165-0

Fawcett, S. B. (1991). Social validity: A note on methodology. Journal of Applied Behavior Analysis, 24(2), 235-239. https://doi.org/10.1901/jaba.1991.24-235

Garcia, N. M., Yunes, M. A. M., & Almeida, A. M. T. (2016). Educação parental e pedagogia social: Avaliação de uma proposta de intervenção. Educação, 39(1), 94-104. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21396

Guerra, L. L. & Del Prette, Z. P. (2018). Habilidades sociais educativas de cuidadores de crianças institucionalizadas. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(3), 98-112. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v70n3/08.pdf

Ito, S. I. & Azevêdo, A. V. S. (2021). Educadores sociais em abrigos destinados a crianças e adolescentes: Revisão sistemática. Contextos Clínicos, 14(1), 276-303. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v14n1/v14n1a14.pdf

Luz, J. M. O., Murta, S. G., & Aquino, T. A. A. (2017). Avaliação de resultados e processo de uma intervenção para promoção de sentido da vida em adolescentes. Temas em Psicologia, 25(4), 1795-1811. http://dx.doi.org/10.9788/TP2017.4-14Pt

Máiquez-Chavez, M. L., Rodrigo-López, M. J., Capote, C., & Vermaes, I. (2000). Aprender en la vida cotidiana: Un programa para padres. Visor.

Martín-Quintana, J. C., Máiquez-Chavez, M. L., Rodrigo-López, M. J., Byme, S., Rodríguez-Ruiz, B., & Rodríguez-Suárez, G. (2009). Programas de Educación Parental. Psychosocial Intervention, 18(2), 121-133. https://scielo.isciii.es/pdf/inter/v18n2/v18n2a04.pdf

Martínez-González, R. A. (2009). Programa-Guía para el Desarrollo de Competencias Emocionales, Educativas y Parentales. Ministerio de Sanidad y Política Social.

Marzol, R. M., Bonafé, L., & Yunes, M. A. M. (2012). As perspectivas de crianças e adolescentes em situação de acolhimento sobre os cuidadores protetores. Revista Psico, 43(3), 317-324. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/7988/8232

Mendes Lopes, A. L., Silva, S. A., Castro, D. F. A., Bógus, C. M., & Fracolli, L. A. (2013). Avaliação de programas, serviços e tecnologias na perspectiva da promoção da saúde: Uma reflexão teórica. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 26(4), 590-594. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2013.p590

Moore, G. F., Audrey, S., Barker, M., Bond, L., Bonell, C., Hardeman, W., Moore, L., O'Cathain, A., Tinati, T., Wight, D., & Baird, J. (2015). Process evaluation of complex interventions: Medical Research Council guidance. BMJ, 350, h1258. https://doi.org/10.1136/bmj.h1258

Murta, S. G., Abreu, S., França, C. L., Pedralho, M., Seidl, J., Lira, N. de P. M.,...Gunther, I. de A. (2014). Preparação para a aposentadoria: implantação e avaliação do programa Viva Mais! Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 1-9. https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100001

Murta S. G, Sanderson, K., & Oldenburg, B. (2007). Process evaluation in occupational stress management programs: a systematic review. American Journal of Health Promotion, 21(4), 248-254. https://doi.org/10.4278/0890-1171-21.4.248

Murta, S. G., Moore, R. A., Miranda, A. A. V., Cangussú, E. D. A., Santos, K. B., Bezerra, K. L. T., & Veras, L. G. (2016). Efeitos de um programa de prevenção à violência no namoro. Psico-USF, 21(2), 381-393. https://doi.org/10.1590/1413-82712016210214

Neufeld, C. B., Godoi, K., Rebessi, I. P., Maehara, N. P., & Mendes, A. I. F. (2018). Programa de Orientação de Pais em Grupo: Um estudo exploratório na abordagem Cognitivo-Comportamental. Psicologia em Pesquisa, 12(3), 33-43. https://dx.doi.org/10.24879/2018001200300500

Pfadenhauer, L. M., Gerhardus, A., Mozygemba, K., Lysdahl, K. B., Booth, A., Hofmann, B., Wahlster, P., Polus, S., Burns, J., Brereton, L., & Rehfuess, E. (2017). Making sense of complexity in context and implementation: The Context and Implementation of Complex Interventions (CICI) framework. Implementation Science: IS, 12(1), 21. https://doi.org/10.1186/s13012-017-0552-5

Pilati, R. & Abbad, G. (2005). Análise fatorial confirmatória da escala de impacto do treinamento no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(1), 43-51. https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000100007

Santos, K. S., Ribeiro, M. C., Queiroga, D. E. U., Silva, I. A. P., & Ferreira, S. M. S. (2018). O uso de triangulação múltipla como estratégia de validação em um estudo qualitativo. Ciência e Saúde Coletiva, 25(2), 655-664. https://doi.org/10.1590/1413-81232020252.12302018

Sarriera, J. C., Bedin, L. M., Strelhow, M. R. W., & Sarriera, J. M. (2018). Psychosocial well being of children and adolescents: intervention effect and impact evaluation. In J. C. Sarriera & L. M. Bedin (Eds.), Psychosocial well-being of children and adolescents in Latin America. Evidence-based interventions (pp. 193-216). Springer.

Steckler, A., & Linnan, L. (Eds.). (2002). Process evaluation for public health interventions and research. Jossey-Bass/Wiley.

Teague, S., Youssef, G. J., Macdonald, J. A., Sciberras, E., Shatte, A., Fuller-Tyszkiewicz, M., Greenwood, C., McIntosh, J., Olsson, C. A., Hutchinson, D., & SEED Lifecourse Sciences Theme. (2018). Retention strategies in longitudinal cohort studies: A systematic review and meta-analysis. BMC Medical Research Methodology, 18(1), 151. https://doi.org/10.31234/osf.io/fzk2w

Wagner. A., Neumann, A. P., Mosmann, C., Levandowski, D. C., Falcke, D., Arpini, D. M.,... Scheeren, P. (2016). Viver a dois: Compartilhando este desafio – programa psicoeducativo para casais. Editora Sinodal.

Wendt, B. & Dell’Aglio, D. D. (2021). Programa em práticas educativas positivas para educadores sociais de instituições de acolhimento: Estudo de viabilidade. Research, Society and Development, 10(9), e52710918412. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18412

Wolf, M. M. (1978). Social validity: The group for subjective measurement or how applied behavior analysis is finding its heart. Journal of Applied Behavior Analysis, 11(2), 203-214. https://doi.org/10.1901/jaba.1978.11-203

Yamaoka, Y. & Bard, D. E. (2019). Positive parenting matters in the face of early adversity. American Journal of Preventive Medicine, 56(4), 530-539. https://doi.org/10.1016/j.amepre.2018.11.018

Downloads

Publicado

11.05.2023

Como Citar

Wendt, B., & Dell’Aglio, D. D. (2023). Intervenção em práticas educativas positivas com educadores sociais: Avaliação do processo de implementação. Revista Da SPAGESP, 23(2), 6–21. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/3

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa