Avaliação de estratégias para a redução de comportamentos agressivos em crianças

Autores

  • Marília Pereira Dutra Universidade Federal da Paraíba
  • Lilian Kelly de Sousa Galvão Universidade Federal da Paraíba
  • Cleonice Pereira dos Santos Camino Universidade Federal da Paraíba
  • Viviane Alves dos Santos Bezerra Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Intervenção, Escola, Empatia, Agressão, Infância

Resumo

Diante dos elevados índices de agressão no âmbito educacional, realizou-se uma pesquisa com delineamento quase experimental, com o objetivo de comparar os resultados de duas estratégias interventivas para verificar qual a mais eficaz para redução de comportamentos agressivos na infância. Participaram 36 alunos/as do 4º ano do ensino fundamental, distribuídos em três grupos, sendo dois experimentais (grupo afetivo-discursivo e grupo informativo-discursivo) e um de controle, avaliados em um pré-teste, pós-teste e follow-up, por meio da aplicação do Questionário de Agressão de Buss e Perry e da Escala de Empatia de Bryant. Os dados foram analisados através da estatística não-paramétrica. De um modo geral, os resultados indicaram que as duas estratégias avaliadas são eficazes para reduzir comportamentos agressivos na infância.

Biografia do Autor

Marília Pereira Dutra, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

Lilian Kelly de Sousa Galvão, Universidade Federal da Paraíba

Docente do curso de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba.

Cleonice Pereira dos Santos Camino, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba.

Viviane Alves dos Santos Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Dutra, M. P., Galvão, L. K. de S., Camino, C. P. dos S., & Bezerra, V. A. dos S. (2023). Avaliação de estratégias para a redução de comportamentos agressivos em crianças. Revista Da SPAGESP, 23(2), 192–206. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/19

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa