Comparações do desempenho social de crianças submetidas à intervenção musicoterapêutica: Estudo piloto

Autores

  • Thaciana Araujo da Silva Universidade Federal do Pará
  • Lilia Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará
  • Ana Emília Vita Carvalho Centro Universitário do Pará

Palavras-chave:

Musicoterapia, Habilidades sociais, Crianças em idade escolar

Resumo

Este estudo comparou medidas de desempenho social em crianças integrantes de um programa de intervenção musicoterapêutica. Participaram sete crianças de idades entre sete a nove anos, sendo seis meninos e uma menina, e também seus pais. Os instrumentos utilizados foram SSRS para avaliar habilidades sociais e IMTAP, apenas o domínio social. Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas entre as medidas avaliadas. Na reavaliação houve aumento nos escores pela IMTAP, já pelo SSRS houve diminuição nas habilidades sociais nas duas versões - crianças e pais, além de aumento nos escores dos comportamentos problemáticos. O relato dos pais indicou melhorias na emissão de comportamentos sociais adequados.

Biografia do Autor

Thaciana Araujo da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará.

Lilia Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Docente da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará.

Ana Emília Vita Carvalho, Centro Universitário do Pará

Docente de graduação em Medicina e em Psicologia e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário do Pará.

Referências

Amaral, M. V. (2018). Habilidades sociais de meninas e meninos no ensino fundamental I: Associação com problemas de comportamento e desempenho escolar [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. http://doi:10.11606/D.59.2019.tde-04012019-133708

Bharathi, G., Jayaramayya, K., Balasubramanian, V., & Vellingiri, B. (2019a). The potential role of rhythmic entrainment and music therapy intervention for individuals with autism spectrum disorders. Journal of Exercise Rehabilitation, 15(2), 180-186. https://doi.org/10.12965/jer.1836578.289

Bharathi, G., Venugopal, A., & Vellingiri, B. (2019b). Music therapy as a therapeutic tool in improving the social skills of autistic children. The Egyptian Journal of Neurology, Psychiatry and Neurosurgery, 55(44), 1-6. https://doi.org/10.1186/s41983-019-0091-x

Brasil, E. B. (2012). Mediações Musicoterapêuticas na Educação: Ampliando a compreensão das dificuldades de aprendizagem em leitura [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-graduação em Música. Escola de Música e Artes Cênicas. Universidade Federal de Goiás.

Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. Editora Santos.

Carminatti, J. S., & Krug, J. S. (2010). A prática de canto coral e o desenvolvimento de habilidades sociais. Pensamiento Psicológico, 14(7), 81-96. https://www.redalyc.org/pdf/801/80113673007.pdf

Chong, H. J. &. Kim, S. J. (2010). Education-oriented Music Therapy as an after-chool program for students with emotional and behavioral problems. The Arts in Psychotherapy, 37, 190-196. http://doi:10.1016/j.aip.2010.03.004

Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 321-330. http://doi.org/10.1590/0102-37722015032110321330.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Vozes.

Del Prette, Z. A. P.; Freitas, L.; Bandeira, M.; Del Prette, A. (2016). SSRS - Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças. Casa do Psicólogo.

Fasano, M. C., Semeraro, C., Cassibba, R., Kringelbach, M. L., Monacis, L. de Palo, V., Vuust, P., & Brattico, E. (2019). Short-term orchestral music training modulates hyperactivity and inhibitory control in school-age children: A longitudinal behavioural study. Frontiers in Psychology, 10, 750. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00750

Fernandes, L. M., Leme, V. B. R., Elias, L. C. S., & Soares, A. B. (2018). Preditores do desempenho escolar ao final do ensino fundamental: Histórico de reprovação, habilidades sociais e apoio social. Temas em Psicologia, 26(1), 215-228. http://doi.org/10.9788/TP2018.1-09PT

Figueredo, G. S., & Amorim, M. I. (2020). Musicoterapia: Uma estratégia de autorreflexão na vida de adolescentes em situação de vulnerabilidade social [Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização em Psicologia]. Universidade do Sul de Santa Catarina.

Fioerese, S., Costa, M. M. H., França Neto, F. L., Machado, S. C., & Vagetti, G. C. (2020). Musicoterapia no ensino regular: uma revisão integrativa. Criar Educação, Criciúma, 9(2), 146-145. http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/5097/0

Fleury, E. A. B., & Santos, K. D. (2016). Musicoterapia na interação social de pessoas com TEA: Estudo de revisão. Revista InCantare, 7(2), 1-133. http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/1754

Gomes, J. M. (2008). Educação musical e psicomotricidade: Alguns aspectos [Trabalho de Conclusão de Curso - Música]. Centro de Artes e Letras Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Gomes, C. G. (2011). Estudo sobre a inserção do musicoterapeuta na equipe multiprofissional da rede estadual de apoio a inclusão de Goiás [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-graduação em Música. Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás. Gresham, F. M., & Elliot, S. N. (2016). SSRS-Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças - Manual. Adaptação e Padronização: Del Prette, Z. A., Freitas, L. C., Bandeira, M., & Del Prette, A. Casa do Psicólogo. Heyworth, J. (2013). Developing social skills through music: The impact of general classroom music in an Australian lower socio-economic area primary school. Childhood Education, 89(4), 234-242. http://doi:10.1080/00094056.2013.815553

Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., Koller, S. H., & Del Prette, A. (2016). Habilidades sociais e o modelo bioecológico do desenvolvimento humano: Análise e perspectivas. Psicologia & Sociedade, 28(1), 181-193. http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102015aop001

Machado, A. R. (2008). Formação de classes funcionais de estímulos musicais [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-graduação em Psicologia. Universidade Federal do Espírito Santo.

Machado, S. F., Alves, S. H. S., & Caetano, P. F. (2020). Relação entre habilidades sociais, estresse, idade, sexo, escola e série em adolescentes. Fractal: Revista de Psicologia, 32, 210-217. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/39792

Matos, D. A. S. (2014). Confiabilidade e concordância entre juízes: Aplicações na área educacional. Estudos em Avaliação educacional, 25(59), 298-324. https://doi.org/10.18222/eae255920142750

McIntyre, J. (2007). Creating order out of chaos: Music therapy with adolescent boys diagnosed with a behaviour disorder and/or emotional disorder. Music Therapy Today, 3(1), 56-79. https://www.researchgate.net/publication/237785504

Torres, M. L. M, & Letelier, C. O. (2015). Aprendizaje socioemocional en la adolescencia a través de la musicoterapia. Iberoamérica Social: Revista-red de estudios sociales (IV), 164-174. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6602184

Nascimento, S. R. (1999). A musicoterapia no contexto escolar: Uma “escuta diferenciada” [Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização]. Universidade Federal de Goiás.

Pasiali, V., & Clark, C. (2018). Evalution of a music therapy social skills development program for youth with limited resources. Journal of Music Therapy, 55(3), 280-308. https://doi.org/10.1093/jmt/thy007

Porter, S., McConnell, T., McLaughlin, K., Lynn, F., Cardwell, C., Braiden, H-J, Boylan, J., & Valerie, H. (2017). Music therapy for children and adolescents with behavioural and emotional problems: A randomized controlled trial. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 58(5), 586-594. http://doi:10.1111/jcpp.12656

Reis, R. M. A., & Sampaio, L. R. (2018). Funções executivas, habilidades sociais e comportamento distributivo na infância. Avances en Psicología Latinoamericana, 36(3), 511-525. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5983

Rickard, N. S., Bambrick, C.J., & Gill, A. (2012). Absence of widespread psychosocial and cognitive effects of school-based music instruction in 10-13-year-old students. International Journal of Music Education, 30(1) 57-78. https://doi.org/10.1177/0255761411431399

Sampaio, A. A. S., Azevedo, F. H. B., Cardoso, L. R. D., Lima, C., Pereira, M. B. R., & Andery, M. A. P. A. (2008). Uma introdução aos delineamentos experimentais de sujeito único. Interação em Psicologia, 12(1), 151-164. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v12i1.9537 Santos Junior, P. J., Caires, E. L., & Fófono, C. S. (2018). Os efeitos benéficos da musicoterapia no contexto educacional. Brazilian Journal of Development, 6(4), 2687-2699. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-96

Silva, A. M. (2012). Tradução para o português brasileiro e validação da escala Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) para uso no Brasil [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Silva, T. A., & Cavalcante, L. I. C. (2015). Habilidades sociais e características pessoais em escolares de Belém. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(4), 850-858. https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528424 Silva, T. A., & Cavalcante, L. I. C. (2017). Habilidades sociais infantis: Comparações por gênero, idade e características escolares. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 17(2), 616-634. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37134

Souza, M. S., Soares, A. B., & Freitas, C. P. P. (2018). Efeitos de um treinamento de habilidades sociais no comportamento e desempenho acadêmico. Avaliação Psicológica, 17(4), 417-427. https://dx.doi.org/10.15689/ap.2018.1704.2.02

Suzuki, D. C., & Vitalle, M. S. Souza. (2020). Musicoterapia na escola – Estratégia de enfrentamento do bullying: Uma revisão integrativa. Revista educação, 15(1), 88-96. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4010

Van Groll, L. S., & Andretta, I. (2016). Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em crianças com idade escolar: Um estudo descritivo. Temas em Psicologia, 24(3), 1129-1138. http://doi.org.10.9788/TP2016.3-17

Williams, K. E. (2018). Moving to the Beat: Using music, rhythm, and movement to enhance self-regulation in early childhood classrooms. International Journal of early Childhood, 50(1), 85-100. https://doi.org/10.1007/s13158-018-0215-y

Zmitrowiczab, J., & Moura, R. (2018). Instrumentos de avaliação em musicoterapia: Uma revisão. Revista Brasileira de Musicoterapia, 24, 114-135. http://www.revistademusicoterapia.mus.br/wp-content

Downloads

Publicado

11.05.2023

Como Citar

Silva, T. A. da, Cavalcante, L. I. C., & Carvalho, A. E. V. (2023). Comparações do desempenho social de crianças submetidas à intervenção musicoterapêutica: Estudo piloto. Revista Da SPAGESP, 23(2), 175–191. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/18

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa