Orientação parental on-line: Desafios da articulação teoria e prática

Autores

  • Renata Lira dos Santos Aléssio Universidade Federal de Pernambuco
  • Melina de Carvalho Pereira Universidade Federal de Pernambuco
  • Marília Ewen de Sena Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Parentalidade, Famílias, Grupos, Serviço-Escola

Resumo

A parentalidade vem ganhando contornos expressivos na atuação de campos de saúde, especialmente na ciência psicológica. Este estudo objetiva refletir sobre possibilidades e limites da experiência de oferecer grupos on-line para figuras parentais com filhos(as) em diferentes contextos de desenvolvimento (com e sem adoecimento de longa duração, no caso diabetes mellitus tipo 1). A intervenção contou com a participação de três psicólogas, cinco estagiários(as) e atendeu 11 pais e mães de crianças e adolescentes, em um período de cerca de três meses no ano de 2021 em um serviço-escola. Temas como sobrecarga, culpa parental, autonomia dos(as) filhos(as) e autocuidado foram trabalhados por meio de perguntas disparadoras, práticas grupais e contação de história. O grupo se mostrou como um espaço de reflexão acerca do processo de desenvolvimento, suporte, compartilhamento e oferecimento de informação para os(as) participantes e apontou para a necessidade de flexibilidade e criatividade das psicólogas e estagiários(as) ao manejar desafios.

Biografia do Autor

Renata Lira dos Santos Aléssio, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Melina de Carvalho Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Marília Ewen de Sena, Universidade Federal de Pernambuco

Psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Aléssio, R. L. dos S., Pereira, M. de C., & Sena, M. E. de. (2023). Orientação parental on-line: Desafios da articulação teoria e prática. Revista Da SPAGESP, 23(2), 143–156. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/16

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa