Impressões de pais e educadores sobre a exposição do bebê às telas: Um relato de experiência

Autores

  • Débora Becker Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Tagma Marina Schneider Donelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Palavras-chave:

Intervenção, Mídias digitais, Desenvolvimento infantil, Parentalidade, Educação infantil

Resumo

Os bebês, hoje, vêm sendo expostos às telas já durante o primeiro ano de vida. Essa exposição é possibilitada pelos adultos, que por diferentes razões, disponibilizam para as crianças seus próprios smartphones ou outros dispositivos. E o que será que pais e profissionais da educação infantil pensam sobre a exposição do bebê às telas? Para explorar a percepção dos cuidadores de bebês com até 3 anos sobre como as novas tecnologias permeiam as rotinas familiar e escolar e afetam o desenvolvimento infantil, assim como propiciar um espaço de escuta, psicoeducação e reflexão, uma intervenção clínica foi proposta. Foram realizados encontros com cuidadores de bebês em uma escola de educação infantil na região metropolitana de Porto Alegre, RS, Brasil. Os encontros transcorreram na modalidade roda de conversa e possibilitaram importantes reflexões sobre um tema que reverbera na saúde mental das crianças e nas interações com seus cuidadores.

Biografia do Autor

Débora Becker, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Tagma Marina Schneider Donelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Becker, D., & Donelli, T. M. S. (2023). Impressões de pais e educadores sobre a exposição do bebê às telas: Um relato de experiência. Revista Da SPAGESP, 23(2), 128–142. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/15

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa