Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: Avaliação docente

Autores

  • Eliege Krajewski Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Jade Wagner Bernardes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ilana Andretta Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Angela Helena Marin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Materiais instrucionais, Psicoeducação

Resumo

O presente estudo objetivou desenvolver e avaliar um material psicoeducativo sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) destinado a professores em escolas públicas e privadas. Utilizou-se um protocolo de avaliação para materiais educativos, respondido por 40 professoras de escolas da região metropolitana de Porto Alegre e Vale do Caí, no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Considerou-se a compreensão, a linguagem, a opinião quanto ao estímulo à aprendizagem e os conhecimentos prévios das professoras sobre TDAH. Os resultados da análise de conteúdo e da estatística descritiva indicaram que o material apresentava conteúdo e linguagem adequados, contendo informações que auxiliavam na compreensão e trabalho docente com crianças com o diagnóstico. A versão final do material contemplou as sugestões de aprimoramento advindas dos profissionais.

Biografia do Autor

Eliege Krajewski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Psicóloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Jade Wagner Bernardes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Angela Helena Marin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Krajewski, E., Bernardes, J. W., Andretta, I., & Marin, A. H. (2023). Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: Avaliação docente. Revista Da SPAGESP, 23(2), 113–127. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/14

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa