Promovendo a identidade racial e as atitudes intergrupais positivas: Intervenção no ensino fundamental

Autores

  • Dalila Xavier de França Universidade Federal de Sergipe
  • Khalil da Costa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Yasmim Nascimento de Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Ueliton Santos Moreira-Primo Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Escola, Identidade racial, Combate ao racismo, Intervenção

Resumo

O presente estudo é resultado de um projeto interventivo realizado em uma escola pública de ensino fundamental, na cidade de Aracaju (Sergipe, Brasil), com a finalidade de promover ações de combate ao racismo entre os alunos e, ao mesmo tempo, desenvolver estratégias de valoração da identidade racial das crianças e adolescentes negros. Essa iniciativa foi amparada no projeto de trabalho de extensão da Universidade Federal de Sergipe. Trabalhamos com aproximadamente 80 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a maioria negra. Foram realizadas atividades planejadas para intervir nos seguintes eixos: Autoaceitação: valorização positiva da identidade social; Reconhecimento das diferenças e respeito à diversidade; Desenvolvimento de atitudes positivas para diferentes grupos. Os resultados evidenciaram mudanças na identidade racial das crianças, pelo aumento da autoestima individual e grupal, orgulho racial e atitudes intergrupais positivas.

Biografia do Autor

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe.

Khalil da Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

Yasmim Nascimento de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Psicóloga pela Universidade Federal de Sergipe.

Ueliton Santos Moreira-Primo, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe.

Referências

Aboud, F. E., & Steele, J. R. (2017). Theoretical perspectives on the development of implicit and explicit prejudice. In A. Rutland, D. Nesdale, & C. S. Brown (Eds.), The Wiley Handbook of Group Processes in Children and Adolescents, 165-183. https://doi.org/10.1002/9781118773123.ch8 Aboud, F. E., Tredoux, C., Tropp, L. R., Brown, C. S., Niens, U., & Noor, N. M. (2012). Interventions to reduce prejudice and enhance inclusion and respect for ethnic differences in early childhood: A systematic review. Developmental Review, 32(4), 307-336. https://doi.org/10.1016/j.dr.2012.05.001 Abrams, D., Rutland, A., Pelletier, J., & Ferrell, J. M. (2009). Children's group nous: Understanding and applying peer exclusion within and between groups. Child Development, 80(1), 224-243. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2008.01256.x Algarve, V. A. (2005). Cultura Negra na sala de aula: Pode um cantinho de Africanidades elevar a autoestima de crianças negras e melhorar o relacionamento entre crianças negras e brancas? [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de São Carlos. Allport, G. (1954). The nature of prejudice. (3ª ed.). AddisonWesley. Berger, R., Benatov, J., Abu-Raiya, H., & Tadmor, C. T. (2016). Reducing prejudice and promoting positive intergroup attitudes among elementary-school children in the context of the Israeli–Palestinian conflict. Journal of School Psychology, 57, 53-72. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2016.04.003 Berry, J. W., Kalin, R., & Taylor, D. M. (1977). Multiculturalism and ethnic attitudes in Canada. Minister of Supply and Services Canada. Bigler, R. S. (1999). The use of multicultural curricula and materials to counter racism in children. Journal of Social Issues, 55(4), 687-705. https://doi.org/10.1111/0022-4537.00142 Brewer, M. B., & Miller, N. (1984). Beyond the contact hypothesis: Theoretical perspectives on desegregation. In N. Miller, & M. B. Brewer (Eds.), Groups in contact: The psychology of desegregation (pp. 281-302). Academic Press. Brown, C. S., Tam, M., & Aboud, F. (2018). Ethnic prejudice in young children in Indonesia: Intervention attempts using multicultural friendship stories. International Journal of Early Childhood, 50(1), 67-84. https://doi.org/10.1007/s13158-018-0214-z

Camino, L., Silva, P. D., Machado, A., & Pereira, C. (2001). A face oculta do racismo no Brasil: Uma análise psicossociológica. Revista de Psicologia Política, 1(1), 13-36. Carvalho, D. M. S., & França, D. X. (2019). Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação e Formação, 4(12), 148-168. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974

Costa, A. P., Martins, C. H. S., & Silva, H. C. (2020). Necroeducação: Reflexões sobre a morte do negro no sistema educacional brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 25, e250043. https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250043 Devine, P. G., Forscher, P. S., Austin, A. J., & Cox, W. T. L. (2012). Long-term reduction in implicit race bias: A prejudice habit-breaking intervention. Journal of Experimental Social Psychology, 48(6), 1267-1278. https://doi.org/10.1016/j.jesp.2012.06.003 Doria, A. S., França, D. X., & Lima, M. E. O. (2021). Afirmação da identidade étnico-racial em crianças quilombolas e não quilombolas. Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, 4(8). https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/14603 Dovidio, J., Hewstone, M., Glick, P., & Esses, V. (2010). Prejudice, stereotyping and discrimination: theoretical and empirical overview. In J. F. Dovidio, M. Hewstone, & P. Glick. The SAGE handbook of prejudice, stereotyping and discrimination (pp. 3-28). SAGE Publications. https://dx.doi.org/10.4135/9781446200919.n1 Feddes, A. R., Noack, P., & Rutland, A. (2009). Direct and extended friendship effects on minority and majority children's interethnic attitudes: A longitudinal study. Child Development, 80(2), 377-390. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2009.01266.x FitzRoy, S., & Rutland, A. (2010). Learning to control ethnic intergroup bias in childhood. European Journal of Social Psychology, 40(4), 679-693. https://doi.org/10.1002/ejsp.746 França, D. X. (2017). Discriminação de crianças negras na escola. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.9476 França, D. X., & Monteiro, M. B. (2002). Identidade racial e preferências e em crianças brasileiras de cinco e dez anos. Psicologia, 16(2), 293-323. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v16i2.482

França, D. X., & Monteiro, M. B. (2013). Social norms and the expression of prejudice: The development of racism aversive in childhood. European Journal of Social Psychology, 43, 263-271. https://doi.org/10.1002/ejsp.1965 França, D. X., Santos, R. A. O., & Sousa, K. O. (2019). Estratégias de combate ao preconceito. REPECULT - Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura, 4(7), 18-39. https://doi.org/10.29327/211303.4.7-2 França, D. X., & Silva, K. C. (2021). A psicologia social do desenvolvimento nas relações raciais e racismo. Blucher. Grapin, S. L., Griffin, C. B., Naser, S. C., Brown, J. M., & Proctor, S. L. (2019). School-based interventions for reducing youths’ racial and ethnic prejudice. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, 6(2), 154-161. https://doi.org/10.1177/2372732219863820 Hamill-Keays, C., & Bengtsson, S. (2017). Understanding the Role of Ethnic Idendity in a Diverse Team [Tese]. Jönköping University. Heard-Garris, N. J., Cale, M., Camaj, L., Hamati, M. C., & Dominguez, T. P. (2018). Transmitting trauma: A systematic review of vicarious racism and child health. Social Science & Medicine, 199, 230-240. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2017.04.018 Jesus, R. E. (2018). Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros. Educação em Revista, 34, e167901. https://doi.org/10.1590/0102-4698167901

Johnson, P. J., & Aboud, F. E. (2017). Evaluation of an intervention using cross-race friend storybooks to reduce prejudice among majority race young children. Early Childhood Research Quarterly, 40, 110-122. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2017.02.003 Jones, L. M., & Foley, L. A. (2003). Educating children to decategorize racial groups. Journal of Applied Social Psychology, 33, 554-564. https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.2003.tb01912.x Killen, M., & Rutland, A. (2011). Children and social exclusion: Morality, prejudice, and group identity. (pp. 258-260). Wiley Blackwell. https://doi.org/10.1002/9781444396317 Lima, M. E. O. (2020). Psicologia social do preconceito e do racismo. Blucher Open Access. Liou, D. D., & Rojas, L. (2020). The significance of the racial contract in teachers’ college expectancies for students of color. Race Ethnicity and Education, 23(5), 712-731. https://doi.org/10.1080/13613324.2018.1511529 Lizcano-Cortés, F., Rasgado-Toledo, J., Giudicessi, A., & Giordano, M. (2021). Theory of mind and its elusive structural substrate. Frontiers in Human Neuroscience, 15, 618630. https://doi.org/10.3389/fnhum.2021.618630 Machado, A. M. (2011). Menina bonita do laço de fita. Ática. Marcelo, A. K., & Yates, T. M. (2019). Young children’s ethnic–racial identity moderates the impact of early discrimination experiences on child behavior problems. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology, 25(2), 253-265. https://doi.org/10.1037/cdp0000220

Mariosa, G. S., & Reis, M. G. (2011). A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, 8, 42-53. http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8AArt06.pdf Matos, P. M. (2020). Socialização étnico-racial para a redução do racismo no contexto escolar [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Sergipe. Moreira-Primo, U. S., & Franca, D. X. (2020). Experiências de racismo em crianças: O que acontece no cotidiano escolar? Revista UNIABEU, 13(33), 24-44. https://doi.org/10.46375/uniabeu.v13n33.3980

Nesdale, D. (2017). Children and social groups: A social identity approach. In A. Rutland, D. Nesdale, & C. Spears Brown (Eds.), The Wiley handbook of group processes (pp. 1-22). Wiley. https://doi.org/10.1002/9781118773123

Pettigrew, T., & Tropp, L. (2008). How does intergroup contact reduce prejudice? Meta-analytic tests of three mediators. European Journal of Social Psychology, 38, 922-934. https://doi.org/10.1002/ejsp.504 Piaget, J. (1932/ 1977). O julgamento moral na criança. Editora Mestre Jou. Phinney, J. S. (1996). Understanding ethnic diversity: The role of ethnic identity. American Behavioral Scientist, 40(2), 143-152. http://dx.doi.org/10.1177/0002764296040002005 Rebelo, M. (2006). Estudos em branco e negro: Modelos de redução do preconceito inter-étnico na infância [Tese de Doutorado]. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Lisboa. Ruck, M. D., Hughes, D. L., & Niwa, E. Y. (2021). Through the looking glass: Ethnic racial socialization among children and adolescents. Journal of Social Issues, 77(4), 943-963. https://doi.org/10.1111/josi.12495

Rutland, A., & Killen, M. (2015). A developmental science approach to reducing prejudice and social exclusion: Intergroup processes, social‐cognitive development, and moral reasoning. Social Issues and Policy Review, 9(1), 121-154. https://doi.org/10.1111/sipr.12012 Santos, J. (2021). Intervenção em socialização étnica: efeitos sobre a identidade e autoestima individual e grupal de crianças negras [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Sergipe. Setoh, P., Lee, K. J., Zhang, L., Qian, M. K., Quinn, P. C., Heyman, G. D., & Lee, K. (2019). Racial categorization predicts implicit racial bias in preschool children. Child Development, 90(1), 162-179. https://doi.org/10.1111/cdev.12851

Sibley, C. G., & Barlow, F. K. (2018). What is prejudice? An introduction. In F. K. Barlow, & C. G. Sibley (Eds.), The Cambridge Handbook of the Psychology of Prejudice: Concise Student Edition (pp. 1-14). Cambridge University Press. Simonovits, G., Kezdi, G., & Kardos, P. (2018). Seeing the world through the other's eye: An online intervention reducing ethnic prejudice. American Political Science Review, 112(1), 186-19. https://doi.org/10.1017/S0003055417000478 Tajfel, H., & Turner, J. C. (1979). An integrative theory of social conflict. In W. Austin, & S. Worchel (Eds.), The social psychology of intergroup relations. Academic Press.

Trinidad, C. T. (2016). Construção da identidade étnico-racial: O que as crianças pré-escolares têm a dizer? Anais VIII FIPED, 1. Editora Realize. Turner, R. (2020). Reducing prejudice and discrimination. Oxford Research Encyclopedia of Psychology. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190236557.013.313 Velasco González, K., Verkuyten, M., Weesie, J., & Poppe, E. (2008). Prejudice towards Muslims in The Netherlands: Testing integrated threat theory. British Journal of Social Psychology, 47(4), 667. https://doi.org/10.1348/014466608X284443 Williams, D. R., & Mohammed, S. A. (2013). Racism and health II: A needed research agenda for effective interventions. American Behavioral Scientist, 57(8), 1200-1226. https://doi.org/10.1177%2F0002764213487341 Yazdi, H., Barner, D., & Heyman, G. D. (2020). Children’s intergroup attitudes: Insights from Iran. Child Development, 91(5), 1733-1744. https://doi.org/10.1111/cdev.13363

Downloads

Publicado

11.05.2023

Como Citar

França, D. X. de, Silva, K. da C., Oliveira, Y. N. de, & Moreira-Primo, U. S. (2023). Promovendo a identidade racial e as atitudes intergrupais positivas: Intervenção no ensino fundamental. Revista Da SPAGESP, 23(2), 69–89. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/12

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa