Programa de acompanhamento de educadoras de berçário: Relato de experiência

Autores

  • Marília Reginato Gabriel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cibele Carvalho Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Cesar Augusto Piccinini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Bebês, Educação infantil, Abordagem pikleriana, Formação de professores, Relato de Experiência

Resumo

O presente estudo tem por objetivo apresentar o Programa de Acompanhamento de Educadoras de Berçário – PROACEB e relatar a experiência de sua implementação, baseado em um estudo realizado com 32 educadoras que atendiam bebês. O PROACEB é fundamentado na abordagem de pikleriana e tem como finalidade promover a qualidade das interações educadora-bebê durante os cuidados básicos. Está organizado em módulos, embasados nos três princípios da abordagem pikleriana: 1) atividade autônoma do bebê; 2) organização do ambiente; 3) competências da educadora e o vínculo seguro com o bebê. Evidências dos relatos das educadoras indicam que o PROACEB se mostrou promissor como um programa inicial de formação continuada de educadoras de berçário, uma vez que vai ao encontro das demandas dos bebês e das profissionais.

Biografia do Autor

Marília Reginato Gabriel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cibele Carvalho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

11.05.2023

Como Citar

Gabriel, M. R., Carvalho, C., & Piccinini, C. A. (2023). Programa de acompanhamento de educadoras de berçário: Relato de experiência. Revista Da SPAGESP, 23(2), 55–68. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/10

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa