Relação parental, habilidades sociais de pais e crianças: Revisão integrativa da literatura

Autores

  • Tatiane Medianeira Bacinn Ambrós Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabella Goulart Bittencourt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maísa Hodecker Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marina Menezes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Machado Lopes Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Pais, Crianças

Resumo

Esta revisão da literatura teve como objetivo descrever estudos sobre relação parental e habilidades sociais de pais e filhos, publicados no Brasil entre 2008 e 2021, utilizando os descritores “habilidades sociais”, “relação parental”, “pais”, em inglês e português, nas bases de dados/bibliotecas Periódicos Capes, LILACS e SciELO. Foram identificados 317 estudos, dos quais 10 foram inicialmente selecionados, mas oito cumpriam os critérios de elegibilidade e foram eleitos para a análise qualitativa e quantitativa. Os estudos brasileiros mostraram que as habilidades sociais das crianças são influenciadas pela qualidade da comunicação com seus pais e pela qualidade da relação parental. Conclui-se que o envolvimento positivo dos pais nas atividades dos filhos contribui para que estes sejam mais competentes social e academicamente.

Biografia do Autor

Tatiane Medianeira Bacinn Ambrós, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Isabella Goulart Bittencourt, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Maísa Hodecker, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Marina Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fernanda Machado Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

23.05.2024

Como Citar

Ambrós, T. M. B., Bittencourt, I. G., Hodecker, M., Menezes, M., Vieira, M. L., & Lopes, F. M. (2024). Relação parental, habilidades sociais de pais e crianças: Revisão integrativa da literatura. Revista Da SPAGESP, 24(2), 96–109. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/84

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa