Relação parental, habilidades sociais de pais e crianças: Revisão integrativa da literatura
Palavras-chave:
Habilidades sociais, Pais, CriançasResumo
Esta revisão da literatura teve como objetivo descrever estudos sobre relação parental e habilidades sociais de pais e filhos, publicados no Brasil entre 2008 e 2021, utilizando os descritores “habilidades sociais”, “relação parental”, “pais”, em inglês e português, nas bases de dados/bibliotecas Periódicos Capes, LILACS e SciELO. Foram identificados 317 estudos, dos quais 10 foram inicialmente selecionados, mas oito cumpriam os critérios de elegibilidade e foram eleitos para a análise qualitativa e quantitativa. Os estudos brasileiros mostraram que as habilidades sociais das crianças são influenciadas pela qualidade da comunicação com seus pais e pela qualidade da relação parental. Conclui-se que o envolvimento positivo dos pais nas atividades dos filhos contribui para que estes sejam mais competentes social e academicamente.
Referências
Bolsoni-Silva, A. T. (2008). Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais (REHSE-P): Categorias e testagem preliminares. In L. D. Weber (Org.), Família e desenvolvimento: Visões interdisciplinares. Juruá.
Bolsoni-Silva, A. T. Borelli, L. M. (2012). Treinamento de habilidades sociais educativas parentais: Comparação de procedimentos a partir do tempo de intervenção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 12(1), 36-58. https://doi.org/10.12957/ep.2012.8303
Bolsoni-Silva, A. T., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2000). Relacionamento pais-filhos: Um programa de desenvolvimento interpessoal em grupo. Psicologia Escolar e Educacional, 3(3), 203-215. https://www.researchgate.net/publication/262178740
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2010). Validação do roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais (RE-HSE-P). Avaliação Psicológica, 9(1), 63-75. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v9n1/v9n1a08.pdf
Bolsoni-Silva, A. T., Loureiro, S. R., & Marturano, E. M. (2016). Comportamentos internalizantes: Associações com habilidades sociais, práticas educativas, recursos do ambiente familiar e depressão materna. Psico, 47(2), 111-120. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.20806
Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2008). Habilidades sociais educativas parentais e problemas de comportamento: comparando pais e mães de pré-escolares. Aletheia, 27(1), 126-138. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n27/n27a10.pdf
Bolsoni-Silva, A. T., & Marturano, E. M. (2010). Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(1), 67-75. https://doi.org/10.1590/S0102-37722010000100009
Bolsoni-Silva, A. T., Salina-Brandão, A., Versuti-Stoque, F. M., & Rosin-Pinola, A. R. (2008). Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto. Psicologia: Ciência e Profissão, 28(1), 18-33. https://doi.org/10.1590/S1414-98932008000100003
Bolsoni-Silva, A. T. Silveira, F. F., & Marturano, E. M. (2008). Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 10(2), 125-142. http://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i2.182
Cardoso, J., & Veríssimo, M. (2013). Estilos parentais e relações de vinculação. Análise Psicológica, 31(4), 393-406. https://doi.org/10.14417/ap.807
Cia, F., & Barham, E. J. (2009). Repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento, autoconceito e desempenho acadêmico de crianças no início da escolarização. Estudos de Psicologia 26(1), 45-55. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2009000100005
Cia, F., Barham, E. J., & Fontaine, A. M. G. V. (2010). Impactos de uma intervenção com pais: O desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(3), 533-543. https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000300014
Coltro, B. P, Paraventi, L., & Vieira, M. L., (2020). Relações entre Parentalidade e Apoio Social: Revisão Integrativa de literatura. Contextos Clínicos, 13(1), 1-26. http://doi.org/10.4013/ctc.2020.131.12
Cia, F., Pereira, C. S., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho. Psicologia em Estudo, 11(1), 73-81. https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000100009
Dessen, N. A., & Braz, P. M. (2005). A família e suas inter-relações com o desenvolvimento humano. In M. A. Dessen (Org.), A Ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Artmed.
Del Prette, Z. A. P. (2001). Manual de aplicação, apuração e interpretação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). Casa do Psicólogo. Del Prette, Z. A. P., Barreto, S. O., & Freitas, L. C. (2011). Habilidades sociais na comorbidade entre dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento: Uma avaliação multimodal. PSICO, 42(4), 503-510.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2008). Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia 18(41), 517-530. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300008
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009). Psicologia das habilidades sociais: Terapia, educação e trabalho. Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Vozes. Doolen, J. (2017). Meta-Analysis, systematic, and integrative reviews: An overview. Clinical Simulation in Nursing, 13(1), 28-30. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2016.10.003. Feinberg, M. E. (2003). The internal structure and ecological context of coparenting: A framework for research and intervention. Parent: Science and Practice, 3(2), 95-131. https://doi.org/10.1207/S15327922PAR0302_01
Frizzo, G. B., Kreutz, C. M., Schmidt, C., Piccinini, C. A., & Bosa, C. (2005). O conceito de coparentalidade e suas implicações para a pesquisa e para a clínica. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 15(3), 84-94. http://doi.org/10.7322/jhgd.19774
Hoghughi, M. (2004). Parenting: an introduction. In M. Hoghughi & N. Long (Eds), Handbook of parenting: theory and research for practice (pp. 1-18). Sage Publications.
Mendes, K. D. S., Silveira, R. C. C. P., & Galvão, C. M. (2008). Revisão integrativa: Método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, 17(4), 758-764. https://doi.org/10.1590/S010407072008-000400018
Menezes, M. L., Scorsolini-Comin, F., & Santeiro, T, V. (2019). Envolvimento paterno na relação mãe- bebê: Revisão integrativa da literatura. Psicologia em Revista, 25(1), 19-39. http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p19-39 Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Medicine, 6(7). https://doi.org/10.1136/bmj.b2535 Mosmann, C. P., Costa, C. B. D., Einsfeld, P., Silva, A. G. M. D., & Koch, C. (2017). Conjugalidade, parentalidade e coparentalidade: Associações com sintomas externalizantes e internalizantes em crianças e adolescentes. Estudos de Psicologia, 34(4), 487-498. https://doi.org/10.1590/1982-02752017000400005 Pereira, L. P., Zanatta, B., Pereira, C. S., & Grzybowski, L. S. (2020). Relações entre parentalidade e ajustamento psicológico infantil: Uma revisão sistemática da literatura. Psychologica, 63(1), 7-26. https://doi.org/10.14195/1647-8606_63-1_1 Vieira, M. L., Seidl-de-Moura, M. L., Lordelo, E., Piccinnini, C. A., Martins, G. D. F., Macarini, S. M., Moncorvo, M. C., Pontes, F. A. R., Magalhães, C. M. C., Salomão, N. M. R. & Rimoli, A. O. (2010). Brazilian mothers' beliefs about child-rearing practices. Journal of Cross-Cultural Psychology, 41(2), 195-211. https://doi.org/10.1177/0022022109354642 Vieira, M. L., Moura, M. L. S., Macarini, S. M., Martins, G. D. F., Lordelo, E. R., Tokumaru, R. S., & Oliva, A. D. (2010). Autonomy and interdependence: Beliefs of brazilian mothers from state capitals and small towns. 13(2), 818-826. https://doi.org/10.1017/S113874160000247X
Santos, E. B., & Wachelke, J. (2019). Relações entre habilidades sociais de pais e comportamento dos filhos: Uma revisão da literatura. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 14(1), 1–15. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v14n1/12.pdf
Schmidt, B., Staudt, A. C., & Wagner, A. (2016). Intervenções para promoção de práticas parentais positivas: Uma revisão integrativa. Contextos Clínicos, 9(1), 2-18. http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.01
Vieira-Santos, J., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2018). Habilidades sociais educativas: Revisão sistemática da produção brasileira. Avances en Psicología Latinoamericana, 36(1), 45-63. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5069