Impacto da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento emocional de mães e filhos

Autores

  • Bruna Sauaia Dal Piccolo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Beatriz de Vasconcelos Junqueira Machado Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Fernanda Kimie Tavares Mishima Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Mãe, Desenvolvimento emocional, Pandemia, Psicanálise

Resumo

A qualidade da relação mãe-filho influencia o desenvolvimento emocional de ambos, considerando o contexto familiar e social. Na pandemia da COVID-19 aumentaram os níveis de ansiedade, medo e instabilidade emocional. Investigou-se o impacto do isolamento social da pandemia no desenvolvimento emocional mãe-filho, na perspectiva materna. Foram entrevistadas quatro mães, que também responderam a uma pergunta sobre uma obra de arte. As narrativas dos encontros foram analisadas segundo a psicanálise winnicottiana. Observou-se sobrecarga física e emocional intensa das mães, maior envolvimento na rotina dos filhos e nas atribuições domésticas, com dificuldade em conciliar o trabalho e as tarefas diárias. Apareceram novas demandas na pandemia e as mães buscaram suprir as necessidades infantis, sentindo-se pouco acolhidas nas próprias demandas e prejudicando o desenvolvimento afetivo da dupla.

Biografia do Autor

Bruna Sauaia Dal Piccolo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Beatriz de Vasconcelos Junqueira Machado, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFLCRP-USP) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Fernanda Kimie Tavares Mishima, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Psicóloga do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP, coordenadora do Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar (STAIF) desta instituição.

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Publicado

27.02.2024

Como Citar

Piccolo, B. S. D., Machado, B. de V. J., & Mishima, F. K. T. (2024). Impacto da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento emocional de mães e filhos. Revista Da SPAGESP, 24(2), 68–81. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/70

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa