Profissionais do sistema socioeducativo: Uma revisão narrativa da literatura nacional
Palavras-chave:
Sistema socioeducativo, Profissionais, TrabalhoResumo
Buscou-se descrever o que a literatura nacional tem apresentado acerca dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo. Foram selecionados artigos indexados em bases de dados nacionais, além de Dissertações e Teses. A partir da análise realizada, foram identificados dois eixos temáticos que versam sobre as condições laborais e de saúde dos profissionais e o exercício profissional da equipe técnica. As instituições socioeducativas brasileiras revelam-se enquanto espaços que influenciam negativamente a saúde dos profissionais que nela atuam, em função de sua grande complexidade e dos conflitos existentes. Há uma baixa expressividade de pesquisas direcionadas aos profissionais inseridos nesses contextos, o que justifica a necessidade de ampliação do conhecimento e de intervenções na área.
Referências
Adami, A. & Bauer, M. (2013). Perfil e prática do agente de segurança socioeducativa: Recomendações para a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas de Minas Gerais. Fundação Getúlio Vargas. https://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/andreza_adami_-_marcela_bauer.pdf
Andrade, A. S. (2017). "Aqui as flores nascem no concreto": Negociações nas atuações laborais de agentes socioeducativos. [Dissertação de Mestrado], Universidade de Brasília. https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/25216/1/2017_AedraSarahdeAndrade.pdf
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. (2006). Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/conanda/sinase_integra.pdf
Costa, C. R. B. S. F. (2005). É possível construir novos caminhos? Da necessidade de ampliação do olhar na busca de experiências bem-sucedidas no contexto socioeducativo. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 5(2), 79-95. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v5n2/v5n2a09.pdf
Costa, L. F., Penso, M. A., Sudbrack, M. F. O., & Jacobina, O. M. P. (2011). Adolescente em conflito com a lei: O relatório psicossocial como ferramenta para promoção do desenvolvimento. Psicologia em Estudo, 16(3), 379-387. https://www.scielo.br/j/pe/a/7MjJQyqrG6zpkhWmGYtbLPs/?format=pdf&lang=pt Cunha, G. G. (2021). Formação e desenvolvimento do agente socioeducativo: Um processo de revisão de campos afetivo-semióticos. [Tese de Doutorado], Universidade de Brasília. https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/41418/1/2021_GleicimarGon%c3%a7alvesCunha.pdf Damasceno, L. M. (2020). Atendimento familiar no sistema socioeducativo: percepções de profissionais que atuam em liberdade assistida. [Dissertação de Mestrado], Universidade de Brasília.
https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/39913/1/2020_LucianaMariaDamasceno.pdf
Dias, A. C. G., Arpini, D. M., & Simon, B. R. (2011). Um olhar sobre a família de jovens que cumprem medidas socioeducativas. Psicologia & Sociedade, 23(3), 526-535. https://www.scielo.br/j/psoc/a/tHB35ttcHVxFmpdKt8bYB3S/?format=pdf Ennes, J. V. (2021). O psicólogo na socioeducação: entraves e potências na intervenção com jovens-resto. [Trabalho de Conclusão de Curso], Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/229582/001131192.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Ferrão, I. S., Santos, S. S., & Dias, A. C. G. (2016). Psicologia e práticas restaurativas na socioeducação: Relato de experiência. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(2), 354-363. https://doi.org/10.1590/1982-3703000122014
Ferrão, I. S., Zappe, J. G., & Dias, A. C. G. (2012). O olhar de socioeducadores de uma unidade de internação sobre a efetivação da doutrina da proteção integral. Barbarói, 36, 42-55. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i36.2919
Francischini, R. & Campos, H. R. (2005). Adolescente em conflito com a lei e medidas socioeducativas: Limites e (im)possibilidades. Psico, 36(3), 267-273. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1397
Franco, E. M. (2008). Uma casa sem regras: Representações sociais da FEBEM entre seus trabalhadores. [Tese de Doutorado], Universidade de São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-06062008-170921/publico/Franco_EM_do.pdf
Freitas, T. P. (2011). Serviço Social e medidas socioeducativas: O trabalho na perspectiva da garantia de direitos. Serviço Social & Sociedade, 105, 30-49. https://doi.org/10.1590/S0101-66282011000100003
Grando, M. K., Kirchhof, A. L. C., Beck, C. L. C., & Trindade, L. L. (2006). As cargas de trabalho em um Centro de Apoio Socioeducativo. Online Brazilian Journal of Nursing, 5(1), 97-105. https://www.redalyc.org/pdf/3614/361454001013.pdf
Greco, P. B. T., Magnago, T. S. B. S., Beck, C. L. C., Urbanetto, J. S., & Prochnow, A. (2013). Estresse no trabalho em agentes dos centros de atendimento socioeducativo do Rio Grande do Sul. Revista Gaúcha de Enfermagem, 34(1), 94-103. https://doi.org/10.1590/S1983-14472013000100012
Greco, P. B. T., Magnago, T. S. B. S., Urbanetto, J. S., Ferreira da Luz, E. M.. & Prochnow, A. (2015) Prevalência de distúrbios psíquicos menores em agentes socioeducadores do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de
Enfermagem, 68(1), 93-101. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680113p Gurski, R., & Strzykalski, S. S. (2018). A escuta psicanalítica de adolescentes em conflito com a lei: Que ética pode sustentar esta intervenção?. Tempo Psicanalítico, (50)1, 72-98. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tpsi/v50n1/v50n1a05.pdf Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. (1990). Dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 10 jul. 2023 Lopes, M. D. C. (2013). Significados atribuídos por agentes socioeducativos ao fenômeno de privação de liberdade feminina. [Dissertação de Mestrado], Universidade Federal de Santa Maria. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10323 Magalhães, C. J. C. & Malta, L. D. T. (2015). Adolescentes em cena: Psicodrama e justiça restaurativa por trás dos muros. Revista Brasileira de Psicodrama, 23(2), 82-88. http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.201500010
Menicucci, C. G. & Carneiro, C. B. L. (2011). Entre monstros e vítimas: A coerção e a socialização no Sistema Socioeducativo de Minas Gerais. Serviço Social & Sociedade, (107), 535-556. https://doi.org/10.1590/S0101-66282011000300009
Monte, F. F. C., & Sampaio, L. R. (2012). Práticas pedagógicas e moralidade em unidade de internamento de adolescentes autores de atos infracionais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 368-377. https://doi.org/10.1590/S0102-79722012000200019
Morais, A. C. & Malfitano, A. P. S. (2014). Medidas socioeducativas em São Paulo: Os serviços e os técnicos. Psicologia & Sociedade, 26(3), 613-621. https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000300010
Nunes, M. C. A., Andrade, A. G. S., & Morais, N. A. (2013). Adolescentes em conflito com a lei e a família: Um estudo de revisão sistemática da literatura. Contextos Clínicos, 6(2), 144-156. http://dx.doi.org/10.4013/ctc.2013.62.07 Oliveira, T. M., Souza, D. K. P., Lima Souza, F. V., & Gallassi, A. D. (2018). Autopercepção dos profissionais do sistema socioeducativo do Distrito Federal/Brasil a partir de um processo de formação sobre drogas e direitos humanos. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, 13(4), 1-15. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v13n4/13.pdf
Palma, P. C., & Neufeld, C. B. (2011). Intervenção cognitivo-comportamental em grupo de socioeducadores: Um relato de experiência. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 7(1), 55-61. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20110010
Passamani, M. E., & Rosa, E. M. (2009). Conhecendo um programa de liberdade assistida pela percepção de seus operadores. Psicologia:
Ciência e Profissão, 29(2), 330-345. https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000200010 Ribeiro, D. S., Ribeiro, F. M. L. & Deslandes, S. F. (2018). Saúde mental de adolescentes internados no sistema socioeducativo: Relação entre as equipes das unidades e a rede de saúde mental. Cadernos de saúde pública, 34(3), e00046617. https://doi.org/10.1590/0102-311X00046617
Rocha, W. S., Silva, I. R., & Costa, C. R. B. S. F. (2010). A percepção dos educadores sobre sua formação acadêmica e preparação profissional para o trabalho com adolescentes em conflito com a lei. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 5(2), 206-215. https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume5_n2/Rocha_et_al.pdf
Rosa, M. D. (2018). A clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo: Escuta/Fapesp.
Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 20(2), v-vi. https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
Scisleski, A. C. C., Bruno, B. S., Galeano, G. B., Santos, S. N., & Silva, J. L. C. (2015). Medida socioeducativa de internação: Estratégia punitiva ou protetiva? Psicologia & Sociedade, 27(3), 505-515. https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n3p505
Secretaria de Direitos Humanos. (2013). Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo: Diretrizes e eixos operativos para o SINASE. http://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2017/03/03/17_49_45_295_Plano_NACIONAL_Socioeducativo.pdf
Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. (2014). Escola Nacional de Socioeducação. http://ens.ceag.unb.br/sinase/ens2/images/conteudo/PAR%C3%82METROS%20ENS%20aprovado.pdf Silva, L. P. D. (2020). Saúde mental e trabalho: Uma análise dos riscos psicossociais no trabalho do agente de segurança socioeducativo de Belo Horizonte. [Monografia de Graduação], Fundação João Pinheiro. http://monografias.fjp.mg.gov.br/bitstream/123456789/2716/1/Leticia%20Parreiras%20da%20Silva.pdf
Soares, F. M. (2011). Uma experiência de intervenção em um projeto cultural: O psicólogo e a defesa dos direitos humanos nas instituições socioeducativas. Fractal: Revista de Psicologia, 23(1), 171-190. https://doi.org/10.1590/S1984-02922011000100012 Soares, T. D. P. (2019). Burnout e a qualidade de vida dos gestores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal: Uma análise estatística descritiva em saúde mental. [Dissertação de Mestrado], Universidade de Brasília. https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38188/1/2019_TatianadePaulaSoares.pdf
Tavares, O. V. L. (2019). Aspectos da qualidade de vida de agentes socioeducadores de instituições privativas de liberdade. [Dissertação de Mestrado], Fundação Oswaldo Cruz. https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/37385/ve_Olga_Vieira_ENSP_2019?sequence=2&isAllowed=y