Atitudes de adolescentes de escola privada em relação à adoção por casais gays e lésbicos

Autores

  • Ana Carolina Rost de Borba Galimberti Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Matheus Vercesi Chiquetto Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Rodrigo Maciel Portes Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Parentalidade, Atitudes, Adolescentes, Gays, Lésbicas

Resumo

Famílias constituídas por casais gays e lésbicas é pauta importante a ser discutida em termos legais e de atitudes da população, principalmente em relação à adolescência, visto que é considerada como uma fase marcada por alterações psicológicas e biológicas importantes, bem como com o desenvolvimento de valores e atitudes em relação ao funcionamento de uma sociedade. Sendo assim, o objetivo deste estudo transversal foi investigar as atitudes dos adolescentes em relação à adoção por casais de gays e lésbicas. Contou com a participação de 114 adolescentes com idades entre os 14 e 18 anos, oriundos de três escolas particulares de ensino médio. Os participantes responderam presencialmente a um questionário sociodemográfico e um questionário contendo uma vinheta com a descrição de um casal heterossexual, um casal gay ou um casal lésbico que pretendiam adotar uma criança. Os adolescentes avaliaram positivamente a qualidade parental dos três casais, entretanto, apresentaram preocupação em relação aos riscos sociais que filhos de casais não heterossexuais poderiam sofrer. Diante disto, constata-se a importância da discussão de questões como a diversidade familiar nos diversos contextos sociais e educativos, uma vez que a interação com estes ambientes exerce influência na formação dos adolescentes e pode contribuir com a diminuição do preconceito.

Biografia do Autor

Ana Carolina Rost de Borba Galimberti Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Matheus Vercesi Chiquetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

João Rodrigo Maciel Portes, Universidade do Vale do Itajaí

Professor do Mestrado Profissional em Psicologia e do Curso de graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí́.

Downloads

Publicado

27.09.2023

Como Citar

Rodrigues, A. C. R. de B. G., Chiquetto, M. V., & Portes, J. R. M. (2023). Atitudes de adolescentes de escola privada em relação à adoção por casais gays e lésbicos. Revista Da SPAGESP, 24(1), 115–127. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/46