A formação em psicoterapia psicanalítica de casal: Perspectiva de discentes de Graduação

Autores

  • Eloísa Carlucci Gouveia Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Psicoterapia On-line, Psicoterapia de casal, Formação do psicólogo, Clínica psicanalítica

Resumo

Objetivou-se investigar como estudantes vivenciaram o atendimento psicanalítico de casal. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, empreendido por meio de entrevistas com discentes de graduação que atuavam como psicoterapeutas de casal em um projeto de extensão. Os dados foram organizados nas seguintes categorias: questões gerais sobre a formação e papel da teoria psicanalítica, lugar da supervisão, análise pessoal, aspectos que permeiam a psicoterapia de casal e especificidades do atendimento on-line. Observa-se que a formação para a psicoterapia de casal aproxima-se dos pressupostos adotados na psicoterapia psicanalítica individual. Diferencia-se por focalizar o vínculo conjugal, algo a ser contemplado na supervisão e psicoterapia pessoal. Quanto ao setting on-line, a despeito dos limites impostos pelas telas, foram destacados pontos positivos nesta modalidade.

Biografia do Autor

Eloísa Carlucci Gouveia, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Foi bolsista de Iniciação Científica – CNPq. É bolsista de Iniciação Extensionista – UEL.

Maíra Bonafé Sei, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

27.09.2023

Como Citar

Gouveia, E. C., & Sei, M. B. (2023). A formação em psicoterapia psicanalítica de casal: Perspectiva de discentes de Graduação. Revista Da SPAGESP, 24(1), 99–114. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/45