A construção da conjugalidade a partir da coabitação: Relatos de adultos jovens

Autores

  • Giovania Mitie Maesima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Centenaro Levandowski Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Patricia Santos da Silva Faculdade de Psicologia do CEFI
  • Adriana Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Relações conjugais, Dinâmica de Casais, Pesquisa Qualitativa

Resumo

A coabitação é cada vez mais comum entre adultos jovens nas sociedades ocidentais. Este estudo qualitativo buscou descrever a experiência de coabitação de oito casais adultos jovens, residentes no sul do Brasil. Os casais foram entrevistados conjuntamente. A análise temática dos dados gerou dois temas: Construção da identidade e do espaço conjugal e Aspectos positivos da coabitação. Destacaram-se como resultados o fato de a coabitação ainda não ser institucionalizada, não havendo rituais ou termos específicos para nomear esse status conjugal. Também ficou evidenciado o processo de construção do espaço e da identidade conjugal, sendo a coabitação descrita pelos participantes como benéfica por incrementar o compromisso e a intimidade conjugal em função do aumento da convivência. Enfatiza-se a importância de definição e pesquisa sobre esse fenômeno devido à sua relevância no ciclo vital, para a saúde conjugal e na prática clínica.

Biografia do Autor

Giovania Mitie Maesima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniela Centenaro Levandowski, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Docente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde e em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq).

Patricia Santos da Silva, Faculdade de Psicologia do CEFI

Psicóloga Clínica e docente na Faculdade do CEFI de Porto Alegre.

Adriana Wagner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq).

Downloads

Publicado

27.09.2023

Como Citar

Maesima, G. M., Levandowski, D. C., Silva, P. S. da, & Wagner, A. (2023). A construção da conjugalidade a partir da coabitação: Relatos de adultos jovens. Revista Da SPAGESP, 24(1), 86–98. Recuperado de https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/44