“Nossas histórias importam”: Grupos de apoio psicossocial com universitários(as)
Palavras-chave:
Atenção psicossocial, Desenvolvimento do adulto, Estudantes universitários (as), Estratégias de intervençãoResumo
O presente artigo discute algumas estratégias de intervenção que contribuem para o desenvolvimento de adultos (as) no contexto universitário. A pesquisa-intervenção foi desenvolvida com universitários (as) com idade média entre 18 e 40 anos, em uma universidade pública. Durante três anos, foram realizadas três oficinas de intervenção psicossocial, mediadas por práticas lúdico-corporais e ateliê autobiográfico. Os resultados mostraram que as intervenções promoveram a dialogicidade entre as narrativas, reflexões sobre rupturas e transições, além de maior autoconfiança e autonomia, aspectos fundamentais para construção de novos pertencimentos, exploração de identidades e responsabilidades sociopolíticas entre os (as) participantes. Foi possível concluir que a ressignificação das histórias de vida e vivências lúdico-corporais revelam-se eficazes como estratégias de intervenção e apoio psicossocial para esse público.